Mario Coins to PSP – Beta 03

Depois de 4 horas estudando como carregar som no PSPSDK, consegui colocar alguns sons no Mario Coins.
A música de fundo tem um bug, ela está sendo repetida pouco antes de terminar, depois eu arrumo isso.

Release Beta 03:

Musica de fundo no Menu (música retirada do jogo de Snes)
Musica de Fundo em Créditos (música retirada do jogo de Snes)
Música de Fundo em Instruções (música retirada do jogo de Snes)
Música de Fundo no Jogo (tema do Mário World)
Sound FX Coin (ao pegar a moeda)
Alterado o Som do XMB
Diminui a quantidade de pontos para passar de level
Você pode pegar a versão Beta 03 em:

http://www.badongo.com/file/2071065

Mario Coins to PSP Beta 02

Hoje pela manhã, fui jogar o Mario Coins no PSP e de repente, o PSP trava, logo me veio na mente:

– Putz, esqueci de deletar os ponteiros…..

Minutos depois:

– Ué, não está trocando de cenário…..

Bem, como é beta, estas coisas acontece…rs

Está disponível a versão Beta 02 para pegá-la acesse:

http://www.badongo.com/file/2049309

Para saber mais sobre o Mario coins, leia o post abaixo e veja o projeto:

www.neystrabelli.com/blog/projetos

Mario Coins to PSP

É com grande orgulho que consegui portar o Mario Coins para o portátil da Sony (PSP).

Depois de quase 1 semana quebrando a cabeça com a conversão, eis a primeira versão jogável, ainda não tem o som, o que deixa ele meio tosko…rs

Para matar a curiosidade aqui vão algumas fotos, tiradas com o celular, ficaram meio ruins mas está valendo:

Mario Coins

Leia Mais

Mario Coins By Old – FrameWork PopCap

Ao conhecer o framework PopCap fiquei deslumbrado no poder e simplicidade que a ferramenta tem, foi então que em paralelo ao desenvolvimento de jogos para as disciplinas da faculdade que decidi criar um jogo para meus sobrinhos, pensando no que iria fazer, acabei por encontrar um jogo chamado Mario Coins feito em Flash, que pode ser visto aqui: Mario Coins

O jogo ao meu ver é bem legal e para mim parecia fácil poder fazê-lo, foi então que comecei a procurar sprites, fundos, fontes, e comecei a codificá-lo, houve momentos em que pensei desistir de terminá-lo por encontar muitas dificuldades e devido a correria da faculdade, foi então que em um Sábado acordei cedo e disse a mim mesmo que iria terminar o jogo, e fiquei um bom tempo na frente do micro e consegui terminá-lo porém faltava alguns ajustes que fui reparando durante a semana na faculdade.

No dia 16/12/06 o jogo foi exposto no Ressaca Friends .
Este jogo foi uma grande conquista e só tenho a agradecer quem me incentivou a fazê-lo (meus sobrinhos), Leonardo Kasperavicius (prof° criador do TDJD Extensions for POPCAP ) que sempre me ajudou dando dicas, ensinando e quebrando a cabeça com algumas perguntas difíceis, Samara Tavares (namorada) por ter compreendido o quanto é importante para mim, e a todos meus amigos que testaram, reportaram bugs, etc.

O jogo possui alguns bugs que quando conseguir encaixá-lo em minha grade de projetos irei consertá-los.

O Jogo está pronto (versão 1.02) e você pode baixá-lo na área de projetos

Biblioteca TDJD Extensions 2.0

O que é?

TDJD Extensions foi criada para auxiliar no desenvolvimento de jogos simples, com uma implementação simples para controle de colisões em uma estrutura para gerenciar sprites e animações. Os exemplos incluem uma demonstração de integração do framework com a biblioteca Dynamo, que permite adicionar física nos jogos.

Junto com os fontes e a documentação, é instalado um template para o Visual Studio 2005. Este template (ainda em versão beta) cria um jogo vazio, com todas as configurações necessárias.

Está é um biblioteca de integração com a PopCap foi criada pelo Prof° Leonardo Kasperavicius (Unicsul)

Para mais informações acesse o site do projeto: TDJD Extensions

Iniciando programação com PSPSDK

Bem vamos lá, este é o famoso HELLO WORLD que todos (programadoes) conhecem.

Bem para começar abra o editor de sua preferência, se estiver utilizando o EASYPSPSDK utilize o Crimson Editor pois o mesmo já está configurado para gerar o EBOOT.PBP

Aqui vai o código em linguagem C:

Salve o codigo main.c.

Para compilar caso você não utilize o EASYPSPSDK, crie um arquivo com os seguintes parametros e chame-o de makefile:

TARGET = hello
OBJS = main.o
CFLAGS = -O2 -G0 -Wall
CXXFLAGS = $(CFLAGS) -fno-exceptions -fno-rtti
ASFLAGS = $(CFLAGS)
EXTRA_TARGETS = EBOOT.PBP
PSP_EBOOT_TITLE = Hello Old!
PSPSDK=$(shell psp-config --pspsdk-path)
include $(PSPSDK)/lib/build.mak

Depois entre no cygwin , e no diretório em que está o main.c digite:

make

Será gerado o EBOOT.PBP crie uma pasta Hello na Pasta GAME150 (caso use algum custom firmware) ou pasta GAME (caso ainda tenha firmware 1.5 ou 1.0)

Este exemplo foi retirado do site www.psp-programming.com

Qualquer dúvida, só perguntar

Em breve colocarei mais exemplos.

PSPSDK Easy Pack

O que é?

PSPSDK Easy Pack é um pack para começar a desenvolver para a plataforma psp, foi criado por Bruno Freitas (bootsector).
Com ele é possível desenvolver desde utilitários, como jogos.
Todos os componentes do PSPSDK Easy Pack são freeware/opensource, da mesma forma que o próprio PSPSDK Easy Pack, o que tem neste pack:

:. Poderoso editor de textos integrado com o ambiente PSPSDK (Crimson Editor – FREEWARE);
:. Ambiente de programação PSPSDK (toolchain) totalmente pré-configurado;
:. Documentação de Hardware/Software do PSP
:. Referência completa para a API PSPSDK
:. Tutorial oficial de programação para o PSP (em inglês)
Obs.: Apenas para lembrar, que é necessário conhecer programação, de preferência C e C++, para uma melhor adaptação.
Para baixar o pack clique aqui (Rapidshare)

1º Microsoft XNA Challenge Brasil

Enfim alguém começa a enxergar o Brasil no desenvolvimento de jogos,
é uma ótima oportunidade, além de poder participar do mega evento
Microsoft Academic Days on Game Development in Computer Science Education
que irá ocorrer de 22 a 25 de fevereiro de 2007 em Bahamas a bordo do Navio Disney
Wonder Cruise Ship que sairá de Orlando nos EUA. Então prepare seu passaporte.

O que é preciso fazer?

Você precisa baixar o XNA Game Studio e desenvolver uma versão incrementada do jogo Space War, cujo o fonte vem junto com a produto.

O Prazo Final para entrega do jogo é dia 28/01/07, o anúncio do vencedor será em 02/02/07.

Para maiores informações: AbraGames

Firmware 3.03OE-A

Dark_Alex nos presenteou novamente, saiu a nova versão de seu firmware, para instalar é bem simples:

obs.: Se você não tem um PSP com versão 1.50 / 2.71-SE ou 3.02-OE, não siga este tutorial.

Lembrando que é por sua própria conta e risco.

Primeiro você precisa fazer o download dos seguintes arquivos:

3.03 OE-A 3.03 FW Update EBOOT 1.50 FW Update EBOOT

Passo 1:
Copie as pastas oeupdatemaker e oeupdatemaker%, 303oeflasher e 303oeflasher% para a pasta /PSP/GAME/ se você usa a firmware 1.50, ou para a pasta /PSP/GAME150/ se você usa a firmware 2.71 SE ou 3.02 OE.

Passo 2:

Coloque os update da 1.50 e 3.03 na pasta oeupdatemaker com os nomes:
150.PBP
303.PBP

Passo 3:

Rode o oeupdatemaker .
Ele vai criar o arquivo DATA.DXAR, e irá verificar se o arquivo é válido.

Passo 4:

Mova o arquivo DATA.DXAR para a pasta 303oeflasher.

Passo 5:

Rode o programa de update para a 3.03 OE-A no seu PSP.
Ele irá fazer a instalação, quando terminar irá reiniciar seu PSP, e pronto você tem instalado a 3.03OE-A.

Em breve colocarei um tutorial de como utilizar o popstation criado para a nova versão, onde é possível diminuir ainda mais as isos criadas.