Tiled Game

Tiles

Antigamente para se programar jogos para video games ou até mesmo aqueles pcs antigos (Amiga, etc) era preciso economizar no tamanho das imagens, pois as mesmas poderiam deixar o jogo muito lento a ponto de travar.
Foi pensando nisso que inventaram os tiled game, nada mais são do que pedaços a serem utilizados para montar um cenário, como por exemplo Sonic, Super Mario Bros, entre outros.
Tutoriais sobre o assunto são muito raros, na maioria das engines o pessoal procura deixar um programinha pronto para pegar sua imagem inteira e gerar apenas os pedaços e a matriz da imagem final.
Pensando nisso Tony decidiu fazer um site explicando sobre o assunto, embora seja voltado para Flash + actionScript é possível se ter uma idéia de como funciona e aplicar para outras linguagens, segue o link abaixo e bom estudo:

http://www.tonypa.pri.ee/tbw/start.html

O brasileiro Orlando Leite resolveu traduzir esta documentação para o portugues-br, mas a mesma ainda não está completa, caso você prefira aqui está o link:

http://orlleite.googlepages.com/start