Tutorial PopCap – Parte 1 – Configurando o Ambiente

Para começar o desenvolvimento de jogos você irá precisar de:

  • Visual Studio C++ Express, 2003 ou 2005
  • FrameWork PopCap
  • DirectX SDK Summer
  • Uma idéia de jogo

Caso você queira fazer o download da configuração utilizando o Rational Rose + Visual C++ 6.
Download Aqui

Passo 1

Faça o download do FrameWork da PopCap

Extrai-o no diretório C:

Obs.: É Necessário efetuar o cadastro.

Passo 2

Crie um novo projeto Win32 Aplicattion

Projeto PopCap

Passo 3

Projeto PopCap

Adicione o projeto do FrameWork Popcap

File -> Add… -> Existing Project…
Vá até o diretório onde você descompactou

E selecione o projeto da PopCap :
C:\PopCapFrameWork/sexyappframework/SexyAppBase.vcproj

Passo 4

Agora vamos adicionar as dependencias para o projeto:

Adicionando dependencias

  • Clique com o botão direito no projeto e selecione Propriedades.
  • Mude a “Configuration para “All Configurations”
  • Vá em Linker -> Input -> Additional Dependencies add:
    • winmm.lib
    • wsock32.lib

Passo 5

Adicione o path de include do FrameWork PopCap:

Adicionando include PopCap
C++ -> General -> Additional Include Directories
Adicione o Path do FrameWork PopCap.

Passo 6

Adicione o include do DirectX

Adicionando include DirectX
Vá em:

  • Select Tools -> Options…
  • Vá em Projects and Solutions -> VC++ Directories
  • Adicione o path de includes do SDK do DirectX
  • Adicione o path das librarys (lib) do SDK do DirectX

Passo 7

Pronto agora basta criar seu jogo, com esta configuração e utilizando o main.cpp como na
figura já é possível ver um splash preto da PopCap

main padrao popcap
Não se esqueça de adicionar o include “SexyAppBase.h” e do namespace Sexy